Honda / Acura K20a K24a Engine Forum banner
1,361 - 1,380 of 1,675 Posts
Para sua informação, eu não estava tentando interromper sua contribuição… talvez apenas para colocá-la em perspectiva.
Entendido. Apesar disso, eu estaria interessado nisso :D, se você não se importar em compartilhar.

Você concorda que 290-300 cv com bom alcance médio (190-200 TQ) ainda é um resultado muito bom, mesmo em 2022??
A qualquer momento, 290 whp@7800 rpm corresponde dentro de um motor 87x99 a 16 bar BMEP no torque máximo, é ainda mais, que é um nível mais alto que qualquer motor F1 NA já alcançou. Eles atingem o pico em um nível de 14,5-15,8 bar.

Entendido. Apesar disso, eu estaria interessado nisso :D, se você não se importar em compartilhar.

A qualquer momento, 290 cv a 7800 rpm corresponde dentro de um motor 87x99 a 16 bar BMEP no torque máximo, é ainda mais, que é um nível mais alto que qualquer motor F1 NA já alcançou. Esses picos em torno de um nível de 14,5-15,8 bar.
Não tenho dúvidas de que os números do dynojet americano são inflacionados, como você afirmou anteriormente. Mas os números altos parecem ser consistentes na maior parte.

Em outras palavras, 195-205 TQ em um dynojet americano ainda é um bom resultado, mesmo pelos padrões de 2022 para um carro de rua… mesmo que o TQ real seja menor.

Além disso, a faixa de potência parece ideal para a faixa de rotação. A potência máxima atinge cerca de 7500 RPM, o que é ideal para definir o limite de rotação logo abaixo de 8000 RPM para longevidade.
Você realmente acha que uma cabeça de porta padrão melhoraria a faixa de potência de 5000-7500 RPM? Eu continuo cético.

Mas os números altos parecem ser consistentes na maior parte.
Isso é o que conta em primeira ordem.

Em outras palavras, 195-205 TQ em um dynojet americano ainda é um bom resultado, mesmo pelos padrões de 2022 para um carro de rua... mesmo que o TQ real seja menor.
Outro banco para o carro como um sistema seria o 1/4 de milha, que aqui é a referência de 100-200 km/h. Sim, é definitivamente um bom nível de torque, sem dúvida sobre isso.

Além disso, a faixa de potência parece ideal para a faixa de rotação. A potência máxima atinge cerca de 7500 RPM, o que é ideal para definir o limite de rotação um pouco abaixo de 8000 RPM para longevidade.
Você corre com seu carro em pistas ou apenas em trechos curtos aleatórios na pista e a maior parte é DD?

Você realmente acha que uma cabeça de porta padrão melhoraria a faixa de potência de 5000-7500 RPM? Eu continuo cético.
Se pudermos esclarecer a primeira questão acima, podemos ver isso :D. De qualquer forma, para te entreter um pouco com portas padrão, você pode ler isso: Receita simples de 300whp. K24/20 com todas as peças de prateleira. Também gráfico Dc4 vs Ultra 2 - Honda-Tech - Discussão do fórum Honda e isso para equilibrar os pensamentos de publicidade Drag Cartel 4.5's vs Ultra 3's vs. Ultra 4's - Resultados do Dyno - Honda-Tech - Discussão do fórum Honda

Para começar, não achei o resultado do dinamômetro tão ruim. 290 HP e 205 TQ é um ótimo resultado para um motor girando a 8000 RPM. E o torque em rotações médias parece muito bom para mim!
De fato, esses são ótimos números para ir a 8000 rpm. Acho que a queda de rotação média poderia ser resolvida. Ainda 200wtq mudando para o came alto é impressionante.

Gostaria de ver a indústria brincar com designs e formatos de megafones. Alguns deles poderiam ter menos afunilamento quando o megafone começa, quase como um pedaço típico de tubo, mas com pouca conicidade por uma certa distância. Então o megafone poderia assumir sua forma típica.

Você usa seu carro em pistas ou apenas em trechos curtos aleatórios na pista e a maior parte é DD?

Se pudermos esclarecer a primeira pergunta acima, podemos ver isso :D. De qualquer forma, para entretê-lo um pouco com as portas originais, você pode ler isto: Receita simples de 300whp. K24/20 com todas as peças de prateleira. Também gráfico Dc4 vs Ultra 2 - Honda-Tech - Discussão do fórum Honda e isso para equilibrar os pensamentos de publicidade Drag Cartel 4.5's vs Ultra 3's vs. Ultra 4's - Resultados do Dyno - Honda-Tech - Discussão do fórum Honda
Este carro é uma rainha de garagem. Ele só é dirigido em dias ensolarados, menos de 500 milhas por ano. Eu basicamente só dirijo nas estradas rurais onde moro.

Isso é o que conta em primeira ordem.

Outro banco de testes para o carro como sistema seria o 1/4 de milha, que aqui é a referência de 100-200 km/h. Sim, é definitivamente um bom nível de torque, sem dúvida sobre isso.

Você usa seu carro em pistas ou apenas em trechos curtos aleatórios na pista e a maior parte é DD?

Se pudermos esclarecer a primeira pergunta acima, podemos ver :D. De qualquer forma, para entretê-lo um pouco com as portas de estoque, você pode ler isso: Receita simples de 300whp. K24/20 com todas as peças de prateleira. Também gráfico Dc4 vs Ultra 2 - Honda-Tech - Discussão do fórum Honda e isso para equilibrar os pensamentos de publicidade Drag Cartel 4.5's vs Ultra 3's vs. Ultra 4's - Resultados do Dyno - Honda-Tech - Discussão do fórum Honda
Então, eu olhei para esses links. O segundo link foi difícil de seguir (devido a erros de dinamômetro e leitura de MPH). O primeiro link confirma minha conclusão ao longo dos anos. A faixa de potência foi deslocada para a direita (para potência máxima) às custas do torque de gama média. Há sempre um compromisso.

Não estou surpreso em ver um motor girando a 9500 RPM e produzindo >300 hp (mas sofrendo de uma gama média oca). Se você quer me impressionar, mostre-me um motor produzindo >300 hp girando <8500 RPM (com uma grande curva de torque de gama média).

Image

O coletor de admissão suportou a potência máxima até 9500 RPM. Acredito que uma cabeça portada teria beneficiado o motor ainda mais em toda a faixa de potência (mas admito que essa é uma hipótese não comprovada).

Não estou surpreso em ver um motor girando a 9500 RPM e produzindo >300 cv (mas sofrendo de uma faixa intermediária oca). Se você quer me impressionar, mostre-me um motor produzindo >300 cv girando a <8500 RPM (com uma curva de torque de faixa intermediária grande e gorda)
O motor 87,5x99 (1º link) no S2 U2 produziu 300 whp@8200 rpm, o torque está além da linha de 200 wftlb de 4500-7500 rpm. Comparado à sua configuração, onde o torque excede 200 wftlb de 6200-7500 rpm, não parece ruim. Então, se você o limitar a 8000 rpm, ainda veria 290 whp. Mas meu ponto era que as portas são originais.

@ LotusElise
1. cl9 vem k24a3.
2. Você pode olhar para a folha do cabeçalho serge (1) e do cabeçalho plm (2) no mesmo estágio de mods e compará-los se você não estiver satisfeito com o meu trabalho de pintura lol.
3. Você está certo sobre isso (y), cometi um erro ao medir a aceleração, não levei em consideração os pneus gastos quando fiz o teste de aceleração. Antes da modificação da caixa de admissão, eu estava com pneus novos e após a modificação da admissão, eu estava com pneus de 4 mm. Isso fará com que haja uma mudança na engrenagem e na precisão do velocímetro. Na semana passada, coloquei pneus novos e testei minha afirmação com ram aberto e ram fechado. Não houve diferença na aceleração até cerca de 140. De 160-200 houve um ganho de 0,3 segundos com ram aberto. Todos os ganhos no dinamômetro são de uma abertura de admissão maior + v.stack e raspagem da caixa de ar. Desculpe a confusão. Ram air não é bueno então...
Eu testei a temperatura de admissão com ram aberto e fechado e foi a mesma temperatura de admissão de 6c a 0c de temperatura ambiente, então não há necessidade de tê-lo.

4. É o dinamômetro do meu carro com as modificações listadas vs fn2 ctr com cai e escapamento, não sei se está com flash ou não. Eu não estava esperando uma diferença tão grande em baixa e média potência... Não sabia que k20 é tão ruim. Ainda bem que pulei o ctr e fui para o cl9 quando estava mudando de s40t4.

Eu conversei com meu sintonizador e ele me disse para ir com o porting rbb mani, came de admissão k24z3 com 50vtc e escapamento de saída única de 63mm, pois estou mais interessado em fazer potência em baixa e média rotação, pois o carro é para uso diário e raramente o levo até a linha vermelha. Postarei o dinamômetro quando isso for corrigido.

Attachments

O motor 87,5x99 (1º link) no S2 U2 produziu 300 whp@8200 rpm, o torque está além da linha de 200 wftlb de 4500-7500 rpm. Comparado com sua configuração, onde o torque excede 200 wftlb de 6200-7500 rpm, não parece ruim. Então, se você o limitar a 8000 rpm, ainda veria 290 whp. Mas meu ponto era que as portas são originais.
Você está certo e eu percebi isso logo após enviar. Ele também tinha o coletor S2U2 e, como Zof mostrou, ele produz menos potência do que o RRC em todos os lugares abaixo de 8000 RPM. Isso me faz acreditar que o dinamômetro é "ultra" generoso ou talvez seja apenas um motor milagroso.

Coletor S2U2
Existem variantes do S2 Ultra IM, o Street e o Race, enquanto o último pode ser modificado com diferentes estruturas de deslocamento para gerar diferentes volumes de plenum. Então, qual deles você testou? Eu só conheço um teste do usuário @deibral, que testou o RRC portado vs. o S2 U Street. O resultado foi que o U Street não valia a pena trocar por um RRC portado, veja aqui: Skunk2 Street Manifold | Page 3 | Honda / Acura K20a K24a Engine Forum

Você poderia, por favor, fornecer o link para a comparação @zof484 de RRC vs. S2 U XXX IM? Seria ótimo.

Existem variantes do S2 Ultra IM, o Street e o Race, enquanto o último pode ser modificado com diferentes estruturas de deslocamento para gerar diferentes volumes de plenum. Então, qual deles você testou? Eu só conheço um teste do usuário @deibral, que testou o RRC ported vs. o S2 U Street. O resultado foi que o U Street não valia a pena trocar por um RRC ported, veja aqui: Skunk2 Street Manifold | Page 3 | Honda / Acura K20a K24a Engine Forum

Você poderia, por favor, fornecer o link da comparação @zof484 de RRC vs. S2 U XXX IM? Seria ótimo.
Já faz muito tempo que não vejo as postagens de Zof, mas acho que foi este tópico:

Sim, os resultados de Deibral são consistentes com tudo mais que eu li... o RRC é o rei ding-a-ling abaixo de 8000 RPM. É por isso que acho que esse gráfico de dinamômetro acima é difícil de acreditar. Um RRC deveria ter feito ainda mais HP e TQ, o que parece totalmente irreal e não consistente com a maioria dos dados anteriores que temos para comparar.

Um RRC deveria ter produzido ainda mais HP e TQ, o que parece totalmente irrealista e não consistente com a maioria dos dados anteriores que temos para comparar.
Por favor, tenha paciência comigo aqui e você verá onde quero chegar com isso. Acredito que o mercado de reposição estava desesperado para lançar um IM para vender ao público. Acredito que o mercado de reposição tem lutado para criar coletores de admissão que possam reter a assistência da VE para fazer a potência para a qual a cabeça do cilindro da Honda foi projetada em relação a cada came. De baixa a média, sendo capaz de utilizar o soco que é criado no crossover VTEC e ainda fornecer ganhos decentes no topo. Na maioria dos projetos de IMs de reposição, eles estão sendo projetados para motores com um levantamento de came de admissão maior que 12,7 mm. O Pracworks IM tem corredores curtos e gordos e os IMs S2U têm corredores curtos e gordos, também altas rotações.

Quando olho para os IMs Honda BTCC, os corredores são mais longos que os do RRC e parecem consideravelmente mais largos / mais área interna, semelhante ao RRC - não o RBC aprimorado, o RBC projetado para o motor K20 86x86. Os plenos também são maiores que o RRC. O RRC IM é o melhor exemplo de como um IM deve ser em relação aos perfis de came e à porta da cabeça do cilindro.

O RBC sempre foi projetado para uma cabeça diferente da PRB-1. Vendo que a Honda não viu a necessidade de alterar os perfis de came PRC, isso diz que a Honda estava confiante sobre essa relação perfil de came para a porta da cabeça do cilindro. Fazer as alterações no IM (RRC) foi a melhor opção para o 86x86 dentro das diretrizes OEM de uso de rpm. No que diz respeito ao S2U ser uma ótima solução de reposição, sim. O comprimento do corredor deve ser vendido em diferentes comprimentos e diâmetros.

Por favor, tenha paciência comigo aqui e você verá onde quero chegar com isso. Acredito que o mercado de reposição estava desesperado para lançar um IM para vender ao público. Acredito que o mercado de reposição tem lutado para criar coletores de admissão que possam reter a assistência de VE para fazer a potência para a qual a cabeça do cilindro da Honda foi projetada em relação a cada came. De baixa a média, sendo capaz de utilizar o soco que é criado no crossover VTEC e ainda fornecer ganhos decentes de ponta. Na maioria dos projetos de IMs de reposição, eles estão sendo projetados para motores com um levantamento de came de admissão maior que 12,7 mm. O Pracworks IM tem corredores curtos e gordos e os IMs S2U têm corredores curtos e gordos, também altas rotações.

Quando olho para os IMs Honda BTCC, os corredores são mais longos que os do RRC e parecem consideravelmente mais largos / mais área interna, semelhante ao RRC - não o RBC aprimorado, o RBC projetado para o motor K20 86x86. Os plenums também são maiores que o RRC. O RRC IM é o melhor exemplo de como um IM deve ser em relação aos perfis de came e à porta da cabeça do cilindro.

O RBC sempre foi projetado para uma cabeça diferente da PRB-1. Vendo que a Honda não viu a necessidade de alterar os perfis de came PRC, isso diz que a Honda estava confiante sobre esse perfil de came em relação às relações da porta da cabeça do cilindro. Fazer as alterações no IM (RRC) foi a melhor opção para o 86x86 dentro das diretrizes OEM de uso de rpm. No que diz respeito ao S2U ser uma ótima solução de reposição, sim. O comprimento do corredor deve ser vendido em diferentes comprimentos e diâmetros.
Eu gostaria que alguém reproduzisse os coletores de admissão Paul Brown BTCC para os entusiastas.

Por favor, tenha paciência comigo aqui e você verá onde quero chegar com isso. Acredito que o mercado de reposição estava desesperado para lançar um IM para vender ao público. Acredito que o mercado de reposição tem lutado para criar coletores de admissão que possam reter a assistência de VE para produzir a potência para a qual a cabeça do cilindro da Honda foi projetada em relação a cada came. De baixa a média rotação, sendo capaz de utilizar o soco que é criado no crossover VTEC e ainda fornecer ganhos decentes na extremidade superior. Na maioria dos projetos de IMs de reposição, eles estão sendo projetados para motores com um levantamento de came de admissão maior que 12,7 mm. O Pracworks IM tem corredores curtos e gordos e os IMs S2U têm corredores curtos e gordos, também altas rotações.

Quando olho para os IMs Honda BTCC, os corredores são mais longos do que os do RRC e parecem consideravelmente mais largos / mais área interna, semelhante ao RRC - não o RBC aprimorado, o RBC projetado para o motor K20 86x86. Os plenums também são maiores que o RRC. O RRC IM é o melhor exemplo de como um IM deve ser em relação aos perfis de came e à porta da cabeça do cilindro.

O RBC sempre foi projetado para uma cabeça diferente da PRB-1. Vendo que a Honda não viu a necessidade de alterar os perfis de came PRC, isso diz que a Honda estava confiante sobre esse perfil de came em relação às relações da porta da cabeça do cilindro. Fazer as alterações no IM (RRC) foi a melhor opção para o 86x86 dentro das diretrizes OEM de uso de rpm. No que diz respeito ao S2U ser uma ótima solução de reposição, sim. O comprimento do corredor deve ser vendido em diferentes comprimentos e diâmetros.
Eu acho que meu comentário pode ter sido obscuro. Eu concordo com você. O RRC é um IM incrível e em praticamente todos os testes que vi, ele vence os coletores de reposição abaixo de 8000 RPM.

O ponto que eu estava tentando fazer é que eu realmente não acredito naquele gráfico de dinamômetro de 300 HP porque...
1) ele usa um coletor S2 ultra que faria menos HP do que o RRC abaixo de 8000 RPM
2) isso significa que um RRC nesse motor deveria produzir significativamente mais HP nesse motor... 310 HP?

Isso parece muito exagerado, a menos que este seja o dinamômetro da Churches;)

Ainda com meu antigo stroker K22, preferi a entrega de potência do RBC em relação ao RRC com porta CNC com seu pico grande a 6000 rpm e torque em queda constante a partir daí. O RBC teve um aumento de torque menos acentuado em direção à faixa de potência e também diminuiu menos rápido, omitindo o pico de torque grande. Parecia mais linear. AFAIK, o RRC apresenta coletores de comprimento igual bastante curtos, enquanto o RBC apresenta comprimentos de coletor desiguais, provocando mais um nível de torque mais plano.

Continuo com meu antigo stroker K22, preferi a entrega de potência do RBC em relação ao RRC com porta CNC com seu pico grande a 6000 rpm e torque caindo constantemente a partir daí.
O RBC teve um aumento de torque menos acentuado em direção à faixa de potência e também diminuiu menos rápido, omitindo o pico de torque grande. Parecia mais linear. AFAIK, o RRC apresenta coletores de comprimento curto e igual, enquanto o RBC apresenta comprimentos de coletor desiguais, provocando mais um nível de torque mais plano.
Interessante. Eu não estava ciente dessas sutilezas

O RRC é melhor em motores construídos do que um S2 ultra? Mesmo com os espaçadores do plenum? Se sim, isso é muito impressionante e eu quero comprar um lol. Mesmo a 7-800 $ novo, isso é muito menos do que o último com um corpo de borboleta de 80-90 mm, trilho de combustível etc.

O RRC é melhor em motores modificados do que um S2 ultra? Mesmo com os espaçadores do plenum? Se sim, isso é muito impressionante e eu quero comprar um lol. Mesmo a 7-800$ novo, isso é muito menos do que o último com um corpo de borboleta de 80-90mm, trilho de combustível, etc.
Não é isso que está sendo dito aqui. A maior parte dos dados mostra que o RRC supera praticamente todos os coletores aftermarket abaixo de 8000 RPM. Além disso, o S2U e outros coletores aftermarket dominarão.

Então, um carro de arrancada com motor modificado e um limite de rotação de 9500 se beneficiaria mais de um coletor aftermarket. Um ótimo exemplo disso foi o usuário 1EGlowbudget (?ortografia) que tinha um motor modificado com cabeçote 4Piston e mudou de um coletor OEM para o Xcessive center feed e ganhou uma tonelada de potência no topo.

Edição: Aqui está o tópico

Não é isso que está sendo dito aqui. A maior parte dos dados mostra que o RRC bate virtualmente todos os coletores aftermarket abaixo de 8000 rpm. Além disso, o S2U e outros coletores aftermarket dominarão.

Então, um carro de arrancada com motor preparado e um limite de rotação de 9500 se beneficiaria mais de um coletor aftermarket. Um ótimo exemplo disso foi o usuário 1EGlowbudget (?ortografia) ele tinha um motor preparado com cabeçote 4Piston e mudou de um coletor OEM para o Xcessive center feed e ganhou uma tonelada de potência no topo.

Edição: Aqui está o tópico
Estou na mesma página agora, obrigado 👍 Sempre gostei do xcessive. Acho que eles descontinuaram recentemente os coletores K 😭

1,361 - 1,380 of 1,675 Posts