Honda / Acura K20a K24a Engine Forum banner

A1/2/3/4 vs. bomba de óleo K20Z3

119K views 128 replies 43 participants last post by  LotusElise  
#1 ·
Aqui está uma foto comparando a bomba de óleo A1/3 e a bomba A2. Observe que eles usam os mesmos rotores internos e externos com o mesmo pistão e mola de alívio de pressão de óleo.
Há mais um reservatório para o óleo depois que ele sai do rotor da bomba A1/3, pois ele tem que viajar de volta pela carcaça da bomba antes de entrar no bloco.

A única diferença principal é que a bomba A1/3 é acionada exatamente a 2x rpm da manivela (devido aos requisitos do eixo de balanceamento), enquanto a A2 gira a aproximadamente 1,62X rpm da manivela. A roda dentada da manivela tem 34 dentes e a bomba A1/3 tem uma roda dentada de 17 dentes, enquanto a A2 tem 21 dentes.
Então, quando o motor A2 está a 9500 rpm, a bomba está girando a 15.390 rpm, o que é um pouco acima do máximo para a bomba A2 sem algumas modificações. A bomba A1/3, por outro lado, tem uma velocidade da bomba de óleo de 15.600 rpm quando o motor está apenas a 7800 rpm. Este é o ponto que todos dizem que dá à bomba A2 a vantagem, mas eu acredito que as bombas de óleo equipadas com eixo de balanceamento podem girar em rotações mais altas antes que a cavitação excessiva ocorra por causa do design da passagem e da saída da bomba em um ângulo menor.

A bomba A2 está na parte inferior
Image

Então, a bomba equipada com eixo de balanceamento fornece MAIS pressão em marcha lenta e em baixas rotações.

Vejo agora dois benefícios em usar as bombas de óleo equipadas com eixo de balanceamento, mais pressão em marcha lenta e uma marcha lenta muito mais suave (K24).

Há diferenças significativas no rotor da bomba, tanto interno quanto externo, entre as bombas de óleo A2 e Z3. O Z3 tem um diâmetro maior, com 8 pás contra as 6 do A2.
Image

Image

Há também muita diferença no alívio de pressão, Z3 na parte inferior. A mola A2 é mais longa e requer muito esforço para empurrar ao instalar a tampa, mas a mola Z3 é mais curta e a instalação da tampa é quase sem esforço.
Image

A carcaça do rotor tem um design de porta e passagem diferente.
Z3 na parte superior, observe que já está "entalhado" para a cinta de 8 mm mais profunda do Z3/K24A2/A4
Image

A captação de óleo Z3 também é significativamente mais profunda que a A1/2/3/4
O RBC tem um design de entrada de bomba diferente.
Image

K24A1 à esquerda e A2 à direita
Image

Aqui está a tampa da carcaça Z3 mostrando as áreas que precisam ter material removido, pois é atingida pelos pesos do eixo de balanceamento K24.
Image

Aqui está uma foto mostrando as duas tampas diferentes da bomba de óleo. A bomba Z3 é fechada para que o óleo de retorno não seja agitado. E já está "entalhado" para caber no degrau alto de 8 mm na cinta do K24A2/A4.

#6 ·
Bem, a Honda colocou o eixo de equilíbrio por uma razão..

Pequenas diferenças: o TSX não tem um radiador de óleo e o Type S tem..

#8 ·
well honda put the blance shaft for a reason..
Verdade, mas ainda restam muitas questões. Por exemplo, por que o k20a3 do rsx usa a bomba de óleo k20a2, mas o k20a3 do ep3 usa uma bomba com eixos de balanceamento?

#7 ·
Subscrito... Então, seria possível transformar uma bomba de óleo K24 em uma bomba de óleo K20Z3? Ou seria melhor apenas obter uma bomba de óleo K20Z3 completa? Eu imagino que bombas K20Z3 usadas serão difíceis de encontrar por um tempo, a menos que você compre da concessionária.

Estou recebendo um bloco CRV em breve, que inclui a bomba de óleo. Então, além dos eixos de balanceamento, o que eu quero manter da bomba K24A1? Além disso, qual a diferença que você acha que as tampas da bomba de óleo fazem? Eu só acho que seria mais fácil reutilizar a do K24 do que modificar a do K20Z3.

#9 ·
Subscrito... Então, seria possível transformar uma bomba de óleo K24 em uma bomba de óleo K20Z3? Ou seria melhor apenas obter uma bomba de óleo K20Z3 completa? Eu vou adivinhar que as bombas K20Z3 usadas serão difíceis de encontrar por um tempo, a menos que você compre da concessionária.
Dada a natureza crucial da bomba de óleo, eu provavelmente iria comprar uma bomba nova em vez de tentar converter uma antiga.

#10 ·
Sim, também não gosto de reutilizar a bomba de óleo velha de alguém. Compensa ter uma nova, especialmente se você fizer algo internamente no motor, como componentes forjados.

#11 ·
Então, os veios de equilíbrio foram instalados para proporcionar uma marcha lenta mais suave ou as vibrações internas são tão ruins? Alguém já andou sem os veios?

Ótimo artigo. Meus cumprimentos.

Desculpe se isso parece estúpido, mas estou correndo atrás do prejuízo.
Eu ainda estou rodando com um B18c5 no meu R de pista.

#12 ·
Eu tinha trocado uma bomba A2 em um K24A2 que estava em um RSX há vários meses para um cara. A diferença na suavidade era muito evidente. O proprietário me mandou trocar a bomba K24A2 original no fim de semana seguinte. Para um motorista diário que raramente vai à pista, vou optar pelos eixos de balanceamento sempre. A bomba Z3 gira de forma confiável muito além do ponto em que eu me sentiria confortável girando um K24, mesmo um construído. A massa extra que está sendo girada pode ser compensada em grande parte com um volante mais leve.

#14 ·
Eu tinha trocado uma bomba A2 em um K24A2 que estava em um RSX há vários meses para um cara. A diferença na suavidade era muito evidente. O proprietário me fez trocar de volta a bomba K24A2 original no fim de semana seguinte. Para um motorista diário que raramente vê a pista, vou optar pelos eixos de balanceamento sempre. A bomba Z3 gira de forma confiável muito além do ponto em que eu me sentiria confortável girando um K24, mesmo um construído. A massa extra que está sendo girada pode ser compensada em grande parte com um volante mais leve.
então você está dizendo que o z3 está ok se você reconstruir o interior? Eu tenho o k20z3 e estava olhando para a construção hytech, e eles usaram o K20A2 ou Z1 porque o z3 não era bom o suficiente.

#17 ·
http://www.hondatuningmagazine.com/tech/htup_0710_2006_honda_civic_si/prices.html

para esta construção, então eu deveria estar bem apenas com os componentes? Cabeça interna de titânio (válvula, molas, retentores) e pistões 12:1 eagle h rods e spec 1 hytech cams, e eu não preciso daquela coisa de cárter?

Vocês conhecem algum lugar que venda os componentes do motor? Eu estava pesquisando e vi sctuned, mas eles têm as especificações do meu motor no site. Eu quero começar a comprar todas essas peças como ontem...eager você pode me dizer?:silly:

#21 ·
ainokea_si, acho que as chicanas servem apenas para evitar a falta de óleo em curvas fechadas, pois o óleo não consegue se deslocar completamente para um lado. Alguém pode confirmar?

#22 ·
drumnatural, eu acredito que até mesmo a bomba K20A3 é a mesma. Eu acho que a bomba Z1 é a mesma. É só comparar os números das peças.

ainokea_si, eu acho que os defletores servem apenas para evitar a falta de óleo em curvas fechadas, já que o óleo não consegue se deslocar completamente para um lado. Alguém pode confirmar?
não faço ideia, gostaria de economizar os 600 dólares, mas não quero entrar em um pesadelo. Também não consegui obter uma boa resposta do cara da Hytech. Quero fazer essa configuração e tentar encontrar todas as peças está começando a ser irritante

#28 ·
Inscrito...excelente informação Talon!

Só uma pergunta rápida...
A minha curiosidade está a perguntar se você pode fazer uma troca de bomba de óleo sem ter que tirar o motor? ou a troca da bomba requer que a corrente de distribuição seja removida e tudo isso?

Obrigado..

#29 ·
Isso depende muito do chassis. Com os chassis DC5 e EP3, você precisará baixar ligeiramente a subestrutura para remover o cárter. Não tenho certeza sobre outros chassis. Mas sim, é bastante complicado, pois a corrente de distribuição precisa ser removida primeiro.

#31 ·
Talon, quais modificações precisam ser feitas na bomba a2 para que ela atinja 9500 rpm?

Seria possível usar alguma das peças da bomba z3 em uma bomba a2 para ter mais pressão em marcha lenta e baixa rotação? Você poderia trocar os rotores da bomba para conseguir isso?

#33 ·
Como você acha que a bomba de óleo K20Z3 funcionaria em um K24, mantendo os eixos de balanceamento K20Z3? E se o K24 tivesse bielas, pistões e possivelmente virabrequim aliviados?

#35 ·
^ Sim, você já me mostrou isso. :) Eu também tenho uma bomba de óleo K20A2, mas descobri que ela está parada em óleo e líquido de arrefecimento há quase um ano. Eu me pergunto se ainda está boa. O líquido de arrefecimento se torna ácido quando misturado com óleo.

Eu quero explorar as coisas do Talon só porque os eixos de balanceamento tornam o carro mais agradável de dirigir diariamente. :)

#36 ·
Asseguro-vos que com o meu K24A2/K20A2 com cames que não está afinado, o motor é suave como o inferno. Não há como sentir vibrações do motor através dos suportes do motor, é ridículo como as pessoas entram numa onda porque uma pessoa tenta ser diferente. O meu carro é conduzido diariamente com um volante de inércia aliviado e conduz de forma incrível. Faça o que quiser, mas acho que está a perder tempo. -J

#37 ·
Bem, eu sei que um K20A2 é bem suave. Tive um no meu RSX até explodir. Mas desde que dirigi o TSX (sim, eu sei que tem suportes mais macios) eu adorei como ele parecia suave.

Suave ainda é bastante relativo. Assim como "rápido" é relativo. Meu RSX com ESMM tremia como louco. Tudo chacoalhava. Não posso dizer como seria com eixos de balanceamento, mas se eu puder reduzir qualquer coisa disso, eu vou. Estou disposto a sacrificar alguns HP por conforto.

#39 ·
As suportes do motor Energy Suspension simplesmente transferem qualquer vibração do motor para a cabine. Antes de os colocar, o meu RSX era super silencioso por dentro. As suportes de borracha originais absorvem as vibrações muito mais facilmente. Só espero que isto ajude. Se não, ainda tenho uma bomba K20A2 por perto.