Honda / Acura K20a K24a Engine Forum banner

Qual ECU usar?

1 reading
37K views 32 replies 6 participants last post by  Lotus  
#1 · (Edited)
Olá pessoal,

Novo membro aqui no K20A.org! Eu possuo um Honda Prelude 2.0i 5ª geração de 2000. Ele atualmente tem um motor 2.0l F20A4 SOHC que produz 133cv. É um carro com especificações europeias, daí o motor 2.0l. Eu o comprei para tunar e fazer um carro divertido. Enquanto pesquisava o que fazer com ele, descobri que o F20A4 é o motor mais fraco encontrado em um Prelude (os motores da série H têm 180-200cv, dependendo do modelo).

Depois de ler um pouco, decidi fazer um K-swap e rapidamente decidi que seria um K24A2, ou K24A3 como é chamado aqui na Europa. Resumindo, encontrei uma caixa manual de 6 velocidades de um Honda Accord Tourer de 2004 e um K24A3 que alguém queria colocar em seu EG/EK, mas teve que vender o motor devido a outros projetos. Boas notícias para mim, eu suponho. O problema é que o motor não vem com uma ECU. O cara disse que uma ECU EP3/DS5 funcionaria, mas eu não faço ideia.
Agora eu gostaria de pedir ajuda a alguns usuários K mais experientes e perguntar qual ECU funcionaria com o K24A3 e a caixa manual de 6 velocidades. Eu vi comentários sobre algumas ECUs combinadas com K-Pro, mas essa é uma rota cara que não tenho certeza se quero seguir, principalmente porque ainda não sei os benefícios do K-Pro. Então, por favor, me diga o que você acha que funcionaria com este motor.

Atenciosamente,

Asbuster

#2 ·
Olá pessoal,

Novo membro aqui no K20A.org! Eu possuo um Honda Prelude 2000 2.0i de 5ª geração. Ele atualmente tem um motor F20A4 SOHC de 2.0l que produz 133cv. É um carro com especificações europeias, daí o motor de 2.0l. Eu o comprei para tunar e fazer um carro divertido. Ao pesquisar o que fazer com ele, descobri que o F20A4 é o motor mais fraco encontrado em um Prelude (os motores da série H têm 180-200cv, dependendo do modelo).

Depois de ler um pouco, decidi fazer um K-swap e rapidamente decidi que seria um K24A2, ou K24A3 como é chamado aqui na Europa. Resumindo, encontrei uma caixa manual de 6 velocidades de um Honda Accord Tourer 2004 e um K24A3 que alguém queria colocar em seu EG/EK, mas teve que vender o motor devido a outros projetos. Boas notícias para mim, suponho. O problema é que o motor não vem com uma ECU. O cara disse que uma ECU EP3/DS5 funcionaria, mas eu não faço ideia.
Agora eu gostaria de pedir a alguns usuários K mais experientes e perguntar qual ECU funcionaria com o K24A3 e a caixa manual de 6 velocidades. Eu vi comentários sobre algumas ECUs combinadas com K-Pro, mas essa é uma rota cara que não tenho certeza de tomar, principalmente porque ainda não sei os benefícios do K-Pro. Então, por favor, me diga o que você acha que funcionaria com este motor.

Atenciosamente,

Asbuster
Você praticamente precisa de kpro para poder ajustar corretamente uma troca de 2,4. Ele dá a capacidade de comandar o controle total sobre como o motor funciona, além de transmitir informações vitais que o display normal do instrumento não forneceria. Você pode usar uma ECU k20a2 02-04 original, mas ela precisa de um bypass de imobilizador caro e foi projetada para rodar um motor 2.0. Se você quer que seu k24 funcione corretamente, é considerado um item obrigatório na minha opinião, embora seja um preço alto.

#3 ·
Você precisa praticamente de kpro para poder afinar uma troca de 2,4 para funcionar corretamente. Ele dá a capacidade de comandar o controle total de como o motor funciona, além de transmitir informações vitais que o display normal do instrumento não forneceria. Você pode usar uma ecu k20a2 02-04 original, mas ela precisa de um bypass de imobilizador caro e foi projetada para rodar um motor 2.0. Se você quer que seu k24 funcione corretamente, é considerado um item obrigatório, na minha opinião, embora seja um preço alto.
Você pode economizar algum dinheiro usando uma ecu PND para seu núcleo. Você tem que ou passar fios da placa-mãe para o chicote do motor ou colocar uma velocidade constante para enganá-lo (a ecu automática lê a velocidade de forma diferente), o que faz com que o velocímetro do painel leia com precisão, mas o computador pensa que o carro está sempre indo a uma velocidade definida para manter a operação vtec intacta. Você perde o controle de lançamento dessa forma, mas valeu a pena pagar $800 contra $1000+ por um kpro PRB. Hamotorsports.com é onde eu comprei o meu. Rodando meu k24a lindamente em um 6 marchas.

#4 ·
Olá KBuilt,

Obrigado por responder. Então, pelo que você disse, posso usar uma ECU RSX com KPro para rodar meu motor K24? Vejo que a KPro vende novas ECUs PRB com KPro por 1100 USD. Caro, mas se é isso que é preciso para fazer meu K24 funcionar com uma caixa de 6 marchas. E você disse que o PRB pode ser executado com o chicote do motor K24 original, certo?

#5 ·
Hey KBuilt,

Obrigado pela resposta. Então, pelo que você disse, posso usar uma ECU RSX com KPro para rodar meu motor K24? Vejo que a KPro vende novas ECUs PRB com KPro por 1100 USD. Caro, mas se é isso que é preciso para fazer meu K24 rodar com uma caixa de 6 marchas. E você disse que o PRB pode ser executado com o chicote do motor K24 original, certo?
Você precisará de um chicote do motor rsx 02-04 (tipo s se você quiser bloqueio reverso, modelo base se você não se importar) para acompanhar a ecu PRB e então você estará pronto para ter seu k24 rodando 100% assim que for ajustado. Tem que ser 02-04, igual à ecu.

#9 ·
Impressionante. Minha suposição estava correta então :D. Procurei um pouco por um chicote de fios e eles são bastante caros a 400-700 USD. Estou supondo que é por isso que uma construção K24 não é barata haha.
Os preços dos chicotes tipo s estão inflacionados agora. Quase tudo relacionado a k swap que é uma necessidade é caro atualmente. Levei um ano para montar tudo para o meu lol

#11 ·
Sim, estou vendo isso agora. Nossa... 700 dólares por um monte de fios e conectores. Parece bobagem para mim. Se eu puder, quero o bloqueio de ré. Mas não se for 500 dólares mais caro do que não ter um. Ainda não encontrei o chicote de fios básico, mas continuarei procurando.

#27 ·
Sim, estou vendo isso agora. Tipo, que absurdo... 700 dólares por um monte de fios e conectores. Parece bobagem para mim. Se eu puder, quero o bloqueio de ré. Mas não se for 500 dólares mais caro do que não ter um. Ainda não encontrei o chicote de fiação básico, mas continuarei procurando.
Eu vi chicotes de tuck rsx 02-04 por apenas $400 se você não se importar que não seja original.

#12 ·
Além disso, o motor do meu Prelude usa um cabo para acionar o acelerador. Eu sei que o K24 faz isso por eletrônica. Isso significa que terei que conectar um pedal do acelerador controlado eletronicamente, ou posso modificar o corpo do acelerador para aceitar um cabo? (Estou assumindo que a modificação não pode ser feita aqui)

#13 ·
Além disso, o motor do meu Prelude usa um cabo para acionar o acelerador. Eu sei que o K24 faz isso eletronicamente. Isso significa que terei que conectar um pedal do acelerador controlado eletronicamente, ou posso modificar o corpo do acelerador para aceitar um cabo? (Estou assumindo que a modificação não pode ser feita aqui)
Você usará um corpo de borboleta estilo s 02-04 acionado por cabo ou um equivalente do mercado de reposição. Eu escolhi usar uma placa adaptadora e um b series 70mm no meu motor. O tps é muito mais confiável na série b e a fiação é até das mesmas cores, então foi uma questão de cortar e emendar para a fiação do mapa e do tps e eu tenho um corpo de borboleta sem problemas. O tps da série k pode ser problemático.

#15 ·
Você também pode usar o Doctronic ProECU-K como alternativa ao KPro por muito menos (50%) dinheiro. Os recursos são quase os mesmos, pois são baseados na mesma ECU Honda. Eu uso um.

Doctronic.at

Se você estiver na Europa, tente encontrar um chicote do motor Civic EP3 Type R. Eles estão no eBay de tempos em tempos, dos demolidores. De lá você está quase lá. Como fazer a interface com o carro, você também encontrará em seu site na seção de download.

#16 ·
@KBuilt Incrível. Pensei ter lido em algum lugar que eles tinham acelerador eletrônico. Torna as coisas muito mais fáceis se for operado por cabo. Talvez eu siga sua sugestão sobre aquele TPS da série B.

@Lotus Ótima sugestão sobre Doctronic. Verifiquei o site e já adoro a modularidade que eles oferecem. Os preços são realmente muito mais baratos que o KPro também. Ainda vou comparar os dois só para ver o que quero/preciso. Pesquisei como é um EP3 de verdade.... tem um amarelo perto de mim. Eu me perguntei por um tempo o que era, já que a cor amarela o fazia se destacar. De qualquer forma, presumo que o chicote elétrico do EP3 não funcionará com uma ECU RSX? O que significa que, se eu encontrar um, terei que usar uma ECU EP3, correto?

#18 ·
@KBuilt Incrível. Pensei ter lido em algum lugar que eles tinham acelerador eletrônico. Torna as coisas muito mais fáceis se for operado por cabo. Posso aceitar sua sugestão sobre esse TPS da série B.

@Lotus Ótima sugestão sobre Doctronic. Verifiquei o site e já adoro a modularidade que eles oferecem. Os preços são realmente muito mais baratos que o KPro também. Ainda vou comparar os 2 só para ver o que quero/preciso. Eu procurei como é um EP3 real.... tem um amarelo perto de mim. Eu me perguntei o que era por um tempo, já que a cor amarela o fazia se destacar. De qualquer forma, presumo que o chicote de fios do EP3 não funcionará com uma ECU RSX? O que significa que, se eu encontrar um, terei que usar uma ECU EP3, correto?
O motor vem com um corpo de borboleta DBW de fábrica, mas qualquer coletor de admissão e TB da série k podem ser instalados. O mais comum é o coletor de admissão rbc com um corpo de borboleta tipo s.

#21 ·
As coisas mudaram drasticamente no mundo Honda nos últimos anos. Muitas peças estão em falta e, com o passar do tempo, as peças geralmente se tornam descontinuadas. Parte disso se deve à covid e parte se deve à crescente popularidade das trocas Honda em basicamente tudo, ao que parece. A Covid diminuiu a exportação de peças do Japão porque eles querem preservar a disponibilidade de peças para os proprietários de Honda do Japão. Além disso, a covid diminuiu o envio em todo o mundo. A popularidade da troca K24 e o desejo dos proprietários de K24 por peças das plataformas K20 porque são adequadas para rotações mais altas e as cabeças dos cilindros K20 fluem mais ar, dando-lhes maior potencial de saída. A bomba de óleo K20 PRB, o coletor de admissão RBC, o coletor de admissão RRC, o corpo do acelerador operado por cabo, o chicote do motor K20, a transmissão K20, etc. Todas essas coisas colocam uma pressão maior na disponibilidade de peças de reposição extras.

Eu sugeriria coletar peças OEM extras para seu motor, transmissão, trem de força e quaisquer peças que sejam normalmente referidas como peças de serviço. O custo das peças está subindo e a oferta não está atendendo à demanda, sendo que a série K tem mais de 20 anos, o que não ajuda. Outros membros do K20.org e eu já começamos a coletar peças extras para nossa manutenção futura. Algumas das peças mais populares são:

1) Bomba de óleo K20 PRB, bomba de óleo S2000
2) Peças do conjunto de sincronização
3) Sensores OEM
4) Volante K20a PRC
5) Coletores de admissão RBC e RRC
6) Bomba de água K20

Em geral, os motores e transmissões da série K estão aumentando em valor e disponibilidade.

#22 ·
Tudo bem. Vou dar uma olhada nos coletores de admissão, ver se consigo encontrar algo útil. O cara de quem estou comprando o motor não tem nenhum nas fotos, mas ele disse que era um motor completo com peças extras.

Ate onde posso ver na foto, ele tem
  • Bloco do motor
  • Tampa de válvulas
  • Árvores de cames K24A3
  • Carcaça da árvore de cames
  • Cárter de óleo K20A2
  • Bomba de óleo K20A2
  • Árvores de cames K20A2
  • Cobertura do motor de plástico K24A3
  • Nova junta da cabeça
  • Um monte de novas vedações, variando de retentor traseiro principal a O-rings, etc.
  • Velas de ignição NGK
  • Rolamentos de encosto de corrida ACL
  • Rolamentos de virabrequim de corrida ACL
  • Vareta de óleo
  • Bomba d'água K24A3 com polia
  • Bobinas de ignição
  • Vários suportes de montagem do motor para coisas como bomba de direção hidráulica, alternador, etc.
  • Solenoide VTEC
  • Tampa da corrente de distribuição

Tenho quase certeza de que ele tem mais peças do que as listadas acima, porque ele só mencionou as peças K20A2 em sua descrição, não mostradas em suas fotos.

Ele disse que o motor funcionava bem antes de desmontá-lo e rodou 157.000 km ou pouco menos de 100.000 milhas.

@Them Witches Essa é uma boa dica. Vou ficar de olho nas peças K20/K24, mas vou me concentrar primeiro no que preciso para completar o motor.

#24 · (Edited)
@Lotus Os Civic EP3 Type R's custam pelo menos 4,5 mil euros por aqui, e com 2 mil euros por um kit de troca, parece muito dinheiro para gastar só com o chicote e a ECU. Se eu comprasse a ECU PRB da Doctronic e um chicote PRB, gastaria 1200 euros, mais ou menos. Embora isso seja se eu for para o chicote com bloqueio de marcha a ré. Pode ser mais barato se eu comprar um chicote PRB básico.

Como informação adicional, a caixa de câmbio que tenho agora é a GZT5. Vou colocar um Turbo no K24A3, seja enquanto estou construindo, ou mais tarde. Você acha que vale a pena colocar um LSD lá? Como é uma caixa de câmbio de segunda mão, vou trocar as vedações e abri-la apenas para inspecionar se há algum dano. Parece mudar bem, embora eu não possa ter certeza.

#25 ·
2003 Accord 5dr Wagon Type-S e Executive (Chassis CM1 CM2)
K24A3 manual de 6 velocidades sem LSD Reino Unido (construído no Japão)
Código da transmissão - GZT5
1 3.533
2 1.880
3 1.354
4 1.027
5 0.825
6 0.659

1ª curta, 6ª longa. 4.3 FD
Para um turbo ou carro pesado ok.
Para um turbo, definitivamente LSD.

Se você quer tudo isso, precisa de um orçamento saudável.

#28 · (Edited)
Não na Europa. Ninguém vende peças de reposição

Eu comprei do sujeito da Lituânia antes. Tudo legítimo e bom.
Também economiza IVA se você estiver localizado na UE.

Com este chicote, pode ser necessário trocar o sensor de manivela, uma ECU PRA e um controlador de banda larga para fazer o k24 funcionar no seu carro.

#30 ·
Acabei de pegar o motor. O motor está completo sem ECU, chicote elétrico e não tem coletor de admissão e corpo de borboleta. Então agora estou me perguntando qual coletor de admissão seria o mais adequado para a cabeça RBB? Ele está estampado RBB-1 na lateral.
Se você quiser obter mais potência no topo, mas sacrificar um pouco abaixo de 6 mil rpm ou algo assim, então um coletor RBC é o que você quer. Se você for dirigir o motor principalmente na faixa inferior e não estiver preocupado com o que está acontecendo acima de 7 mil rpm, o coletor RBB original será melhor. Ou, dependendo da disponibilidade, a admissão K20z4 RSP pode oferecer o melhor dos dois mundos. Eu tenho um k24a original com um coletor rbc e ele ainda tem muita potência em baixa e média rotação, embora eu não tenha colocado nenhuma outra admissão para ver a diferença.