Honda / Acura K20a K24a Engine Forum banner

O K20z4 é bom?

1 reading
3.7K views 32 replies 8 participants last post by  Lotus  
#1 ·
Olá pessoal. Uma boa oferta em um motor k20z4 tipo r FN2 e combinação de caixa de câmbio surgiu para o meu orçamento para o meu toyota mrs spyder. Lendo um pouco, é difícil dizer se é bom como um motor de desempenho.

Vejo que ele tem a cabeça do cilindro RSP, é a mesma da cabeça RSP fd2r? Ele tem o mesmo design de porta e geometria do assento da válvula?

Vejo que o k20z4 é classificado em apenas 200 cv, ele tem apenas 11:1 de compressão, é isso que o impede dos 220 cv de outros motores tipo r? Ou são as cames/coletor de admissão RSP que o estão matando?

Eu tenho um conjunto sobressalente de cames tipo r que eu poderia colocar nele se isso ajudar a acordá-lo.

#2 ·
Acredito que seja idêntico ao k20z3, mas com aquela linda cabeça RSP. Mesma compressão 11:1 que o z3.
O k20a é o único que recebeu o aumento de compressão de fábrica.

É essa cabeça que você se importa, lol. Gostaria de conseguir uma.

Quanto à sua pergunta, eu diria que está no mesmo nível do k20a2/k20z3/z1. Todos eles são k20 de desempenho com 50* vtc e vtec em ambos os lados.

Eu também acredito que o z4 tem a bomba de óleo do eixo de balanceamento como o z3, mas não tenho certeza disso.

#3 ·
Eu acredito que é idêntico ao k20z3, mas com aquela linda cabeça RSP. Mesma compressão 11:1 que o z3.
O k20a é o único que recebeu o aumento de compressão de fábrica.

É com essa cabeça que você se importa, lol. Gostaria de conseguir uma.

Quanto à sua pergunta, eu diria que está no mesmo nível do k20a2/k20z3/z1. Todos são k20 de desempenho com 50* vtc e vtec em ambos os lados.

Eu também acredito que o z4 tem a bomba de óleo do eixo de balanceamento como o z3, mas não tenho certeza disso
Então, em teoria, ele deve responder a uma atualização do coletor de admissão e da árvore de cames ainda melhor do que meu euro r k20a, que tem a cabeça rbc.

#6 ·
Eu trataria isso como uma versão DBW de um k20a2 e quase idêntico aos motores z1/z3.
Cames, etc. são todos compatíveis.
A ECU pode ser compatível com o pacote de ajuste da Honda. Isso pode economizar algum dinheiro se você ficar com o DBW.
Caso contrário, converta para o chicote DBC 02-04 usual, etc.
Eu acho que vou fazer o link g4x, seja em plugin ou wire in. O dbw me atrai. Eu planejo sobrecarregá-lo se eu puder dirigir um carro com motor central sem me matar.

#9 ·
A cabeça RSP é uma atualização em relação à RBC/PRB, pelo que descobri. A fundição é muito melhor e flui um pouco mais
Você sabe se o rsp k20z4 tinha a mesma geometria de porta/sede de válvula de fábrica que o fd2r? Estou me perguntando se o fd2r teve acabamento manual extra feito na fábrica em comparação com o fn2r.

de qualquer forma, eu comprei e está a caminho para cá, espero.

#10 ·
O RSP tem uma fundição totalmente diferente. Acredito que a porta é semelhante à PRB, mas com um acabamento melhor. Assento da válvula, não tenho certeza. Li em algum lugar que a fundição é feita na fábrica onde as cabeças nsx e as cabeças de bicicleta são feitas. Em algum lugar diferente de onde todas as outras cabeças k20 são feitas

#12 ·
Vejo que tinha a cabeça do cilindro RSP, é a mesma que a cabeça RSP fd2r?
Existe apenas uma cabeça RSP em 2 versões de fundição disponíveis. O longblock K20Z4 é o melhor que você pode obter em AUDM, NZDM, EUDM e no hemisfério oriental da série K de tamanho 86x86. Melhor não significa com grande distância, o fluxo da porta de admissão e exaustão flui um pouco melhor em comparação com o longblock K20A2.

#13 ·
Existe apenas uma cabeça RSP em 2 versões de fundição disponíveis. O longblock K20Z4 é o melhor que você pode obter em AUDM, NZDM, EUDM e no hemisfério oriental da série K de tamanho 86x86. Melhor não significa com grande distância, o fluxo da porta de admissão e exaustão flui ligeiramente melhor em comparação com o longblock K20A2.
Isso foi o que eu pensei. Pareceu-me estranho que este estivesse com um preço muito mais baixo do que outros kits de troca de motor/caixa de velocidades tipo r por aqui.

#15 · (Edited)
Especificações do Z4 que aprendi:

cabeça rsp dourada + coletor
11.0cr devido aos pistões PRB
Equipado com cames R típicas
pumpa com veio de equilíbrio (leia-se: aprox. 5whp de perda devido ao arrasto parasita) também tem um sensor de óleo estranho no meio do cárter.
transmissão equipada com 5.0fd com lsd (igual a FD2r)

Talvez o design do coletor de fábrica, talvez até a admissão de ar, esteja a impedir a potência nestes, e tenho quase a certeza de que um coletor RRC ajudaria a aproximar os números dos 220 cv. oh e falta de pistões RRC 11.7cr....muitas pequenas coisas se somam!

K20Z4 hell yea é bom imo!

Bom vídeo recente mostrando o potencial do Z4 em seu chassi nativo com coletor rrc e atualizações da bomba, além do i/h/3"exh básico (esses caras brincam com fn2s o dia todo):

Aparentemente, o coletor de escape FN2 de fábrica, eu meio que suspeitava.

Atualização da bomba RRC ganho de 5whp prova de dinamômetro (mas notícias antigas):

#19 ·
De acordo com esta publicação do blog tegiwa, os FN2 de 2010+ vinham equipados com LSD, enquanto os anteriores a 2010 variavam:
Talvez não tenhamos tido modelos especiais UKDM CW, M200 e GT aqui na Alemanha 😒. A minha caixa de velocidades SPWM de um Type R de 2009 definitivamente não tem LSD e no final de 2010 o Type R desapareceu, pois só era compatível com EURO 4. Apenas a edição Championship White Edition super rara de julho-dezembro de 2010 tinha um LSD aqui. Também tivemos um modelo do 30º aniversário aqui, mas também sem LSD.

#23 · (Edited)
O retentor da roda no eixo cego caiu, pois é do tamanho errado para a caixa de câmbio. Muitos parafusos estão soltos ou faltando. Eu puxei a cabeça para ver se os furos também estão enferrujados, mas, felizmente, eles parecem bons. Algumas pequenas marcas verticais, mas sem ferrugem ou desgaste visível.

Agora estou me perguntando se devo puxar os pistões enquanto a cabeça está fora para reajustar os anéis, já que pretendo superalimentar este motor mais adiante na pista.

O cara de quem eu comprei parece disposto a ajudar com os problemas que encontramos, o que é positivo. Ele comprou o carro para desmontá-lo, mas nunca verificou sob a tampa da válvula.

#30 ·
Tenho quase certeza de que os orifícios de balanceamento rasos em branco são de alguém que está balanceando o eixo.

O manual de serviço do k20a2 afirma explicitamente a direção de montagem da biela. Conheço alguém que não seguiu isso e girou um mancal de biela em pouco tempo.
Image

Alguém reconstruiu esse motor com alta certeza. Não consigo imaginar um trabalhador da fábrica da Honda instalando a biela ao contrário e a inspeção não percebendo isso.
Todas as fotos do virabrequim k20a2 que digitalizei indicam que a Honda equilibrou os eixos com os orifícios profundos que aparecem em preto.
Meu próprio virabrequim PRB tem apenas os orifícios profundos. Foi verificado quanto ao balanceamento por uma oficina de motores meticulosa e ele afirmou que não exigia nenhum rebalanceamento.

Palpite educado. Você encontra um munhão subdimensionado de 0,5 mm sob a tampa da biela girada. A usinagem do munhão exigiu um rebalanceamento.

#32 ·
Não se estresse, amigo, eu tenho o mesmo motor aqui e é exatamente igual ao seu. Biela nº 2 ao contrário e exatamente a mesma usinagem de balanceamento. O que me deixa curioso é que sua galeria de óleo entre 2 e 3 não está entupida...

View attachment 123543
A minha não está entupida porque ainda está usando a bomba do eixo de balanceamento.